NovidadeExperimente a nossa nova aplicação Call Insider de que pode gratuitamente fazer download no Google Play.

Perguntas frequentes

1

Há quanto tempo este serviço está a funcionar e a quem é destinado?

O serviço foi criado na República Checa em 2011. Trata-se de um fórum web no qual todos os utilizadores podem compartilhar as suas experiências com números de telefone, tanto aborrecidos (sobretudo de telemarketing, sondagens), como úteis (p. ex.: de transportadores, escritórios)..

Como, desde o princípio, o serviço foi muito bem recebido, foram logo criadas versões em outras línguas. Hoje em dia, o fórum funciona em mais que 20 línguas e em 34 países do mundo inteiro.

O serviço é destinado a todos que querem identificar o dono de um número de telefone desconhecido. Uma novidade, concebida pelos criadores do fórum, é uma aplicação móvel Call Insider para telemóveis com o sistema Android. Esta aplicação, ligada à base de dados da web lista-telefonica.pt, até permite aos utilizadores que bloqueiem automaticamente números de telemarketing.

2

Que informações podem os utilizadores descobrir sobre o número que está a ligar?

Os utilizadores podem conhecer as experiências que outras pessoas tiveram com o número de telefone respetivo, o interesse sobre ele durante o último mês e, se for possível, também a localização (quanto a números fixos). Também pode acontecer que ainda ninguém adicionou as suas experiências com o número. Não obstante, se a página com o número tiver p. ex. mil visualizações, trata-se, provavelmente, de um número que vai incomodar.
3

O que significa a informação «número de afigurações» do número de telefone?

Trata-se do número das visualizações da página concreta. O acesso realizado a partir de um dispositivo é contado só uma vez por dia. Além disso, tentamos evitar que o número fosse aumentado artificialmente pelos acessos de robôs (motores de pesquisa). Trata-se, portanto, de um único número de visualizações da página respetiva por visitantes reais.
4

Quem é que cria a base de dados e como é garantida a credibilidade dos comentários?

São os próprios utilizadores que criam a base de dados dos números de telefone e avaliações. Podem adicionar as suas experiências seja através da página web ou seja através da aplicação «Call Insider».

Os comentários são adicionados anonimamente pelos utilizadores da página e por isso, não é possível garantir a 100 % a sua credibilidade. É natural que recebamos pedidos de remover comentários sobre números de telefone por motivos de concorrência e de comentários falsos. Por esse motivo, reservamos o direito de remover comentários ou bloquear toda a conversa sobre o número.

Cada utilizador pode imediatamente desativar qualquer comentário até que os moderadores do fórum o tratem. Basta fazer um clique sobre o ícone de reciclagem no canto inferior direito, preencher um formulário curto e confirmar o endereço eletrónico para o qual os moderadores depois mandarão uma notificação sobre como trataram o comentário.

5

O fórum é moderado?

A conversa sobre números de telefone é parcialmente moderada. Todos os dias são adicionados milhares de comentários no fórum e por isso, não é possível controlar cada um dos comentários. Tratamos, então, sobretudo comentários suspeitos e denunciados.
6

O meu comentário foi removido do fórum ou foi modificado, porquê?

Modificamos e removemos comentários por motivos seguintes:

  • Recebemos informações que o comentário respetivo contém sinais de infração, o que pode ser avaliado na base de informações gerais.
  • Receberemos uma informação que o comentário respetivo contém dados pessoais conforme o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD).
  • Recebemos informações que o comentário respetivo é grosseiro ou desonesto.
  • Recebemos um pedido de remover o comentário da parte das autoridades.
  • Recebemos uma sentença judicial para remover o comentário.
7

Como posso denunciar um comentário falso?

Cada utilizador pode imediatamente desativar qualquer comentário até que os moderadores do fórum o tratem. Basta fazer um clique sobre o ícone de reciclagem no canto inferior direito, preencher um formulário curto e confirmar o endereço eletrónico para o qual os moderadores depois mandarão uma notificação sobre como trataram o comentário. O processo de tratar o pedido costuma durar entre 1 e 2 semanas.
8

O que fazer se quiser remover um comentário sobre um número de telefone?

Caso o comentário contenha expressões difamatórias ou informações que podem ser em geral consideradas como falsas, informe-nos através do email lista-telefonica.pt@ ou por correspondência ao endereço:

P.O.Box 272
Kurzova 2222/16
155 00 Praga
República Checa

Em geral, no caso de se tratar de um comentário falso ou difamatório, será removido. Em outros casos, entre em contacto com as autoridades que têm de investigar se o comentário respetivo é ilícito. O administrador do fórum prestará toda a assistência para esclarecer a ilicitude possível do comentário respetivo. Quando formos informados sobre a ilicitude do comentário respetivo da parte das autoridades ou tribunal, podemos removê-lo.

9

O comentário foi removido, todavia ainda aparece no Google. Porquê?

O Google e outros motores de pesquisa (o Bing, o Yandex, ...) têm a sua memória própria e por isso, não mostram sempre os resultados da pesquisa correspondentes à realidade. Demora algum tempo até o motor de pesquisa atualizar de novo o conteúdo de páginas e mostrar o fragmento relativo da página. Habitualmente, demora semanas, até meses.
10

Podem fornecer o endereço IP ou algumas informações sobre o autor do comentário respetivo?

Não é preciso registar-se para fazer comentários. Os visitantes das páginas inserem comentários de modo completamente anónimo – não é necessário fornecer nem nome nem endereço eletrónico.

Também não guardamos os endereços IP de autores de comentários em forma legível, só criptografados. Por isso, somos capazes de dizer que, por exemplo, dois comentários foram enviados de um dispositivo, mas não conseguimos fornecer um endereço IP legível.

11

Quem é responsável pelo conteúdo de comentários?

São unicamente os utilizadores que adicionaram o comentário respetivo no fórum, que são sempre os responsáveis pelo seu conteúdo. O administrador é obrigado a remover comentários só se for comprovadamente informado sobre o conteúdo ilegal dele.
12

A API está disponível?

Lamentamos, não oferecemos a API ao serviço e nem o planeamos.
13

O meu número de telefone está colocado neste site contra a minha vontade. O que devo fazer?

No caso de descobrir que o seu número de telefone está exibido neste site, pode pedir-nos a sua remoção, no nosso endereço eletrónico ou postal.

P.O.Box 272
Kurzova 2222/16
155 00 Praga
República Checa
(lista-telefonica.pt@)

Reservamo-nos o direito de lhe pedir a apresentação de documentos comprovando que o número de telefone é seu.

14

Introduzi um número de telefone válido, mas o sistema recusou-o como não existente. O que devo fazer?

Se você acha que escreveu o número corretamente, faça favor de nos escrever no lista-telefonica.pt@. Tentaremos reparar o erro.
15

Por que motivo estão alguns comentários escondidos?

Quando receberemos um pedido de remover um comentário, este estará automaticamente escondido até ao momento de tratarmos o pedido. O objetivo desse procedimento é conseguir remover o mais rápido possível comentários com conteúdo ofensivo (p. ex. odientos, violentos, com dados pessoais etc.).
16

Porque não posso denunciar um comentário?

No caso de considerarmos improcedente o pedido de remover um comentário, não possibilitaremos denunciar outra vez o mesmo comentário até à expiração do limite de tempo. Se insistir em remover o comentário, pode contactar-nos através do endereço eletrónico lista-telefonica.pt@ ou postal no endereço:

P.O.Box 272
Kurzova 2222/16
155 00 Praga
República Checa

Não encontrou a resposta à sua pergunta?

Então, entre em contacto connosco no endereço lista-telefonica.pt@. Obrigado.